mão


Por que a maioria das pessoas são destras?


Ser destro ou canhoto é basicamente uma questão de gosto. O que intriga os pesquisadores é não conseguir definir a razão pela qual 70% a 90% dos humanos optam pela mão direita para funções específicas. Em cães, gatos, ratos e chimpanzés a média é de 50% para cada lado.Uma das teorias tenta explicar a preferência mundial - destros são maioria em todos os povos - observando o cérebro. "O problema é que as diferenças anatômicas e funcionais podem ser o resultado de ser destro ou canhoto, e não a causa", explica a neurocientista Suzana Herculano. Para confundir ainda mais, os cientistas consideram que a ação combinada de fatores genéticos, hereditários e sócio-culturais (como religiões que relacionavam canhotos ao demônio) também influencia nessa predominância destra.Para Suzana, porém, o fato de desenvolvermos um dos lados é muito mais importante do que entender os motivos da escolha. "Se ninguém tivesse uma preferência definida, passaríamos o dobro de tempo na escola para aprender a escrever com as duas mãos".


Mundo 'direito' rejeita os canhotos


Toda vez que você usar um abridor de lata, abrir uma maçaneta, fazer a mudança de marcha no seu carro ou cortar papel usando uma tesoura, pare por um minuto e pense nos canhotos.Pois, pelo menos levando em conta a forma como as coisas são projetadas, parece que pouca gente pensa neles.
Segundo estatísticas mundiais, cerca de 90% da humanidade é formada por pessoas que escrevem e usam para atividades diárias a mão direita. Estas são chamadas de destras.
Os outros 10% se dividem entre pessoas que utilizam as duas mãos para realizar tarefas cotidianas e os canhotos, aqueles que só conseguem escrever e fazer trabalhos manuais usando a mão esquerda.
E eles sofrem em um "mundo direito", onde praticamente tudo é voltado para os destros.
Você já parou para pensar que há certo preconceito contra os canhotos na maioria das regras de etiqueta e superstições?

- O hábito de cumprimentar uma pessoa também é feito, por instinto, com a mão direita.
- Usar a mão esquerda, no Irã, é considerado uma atitude desonrosa. Assim, quando um ladrão era capturado, tinha a mão direita decepada como punição.
- Quando uma pessoa está infeliz, dizem que ela acordou "com o pé esquerdo".
- Nos países islâmicos e na Índia, a mão esquerda é considerada "suja" e as pessoas são proibidas de comer com a canhota.

E a lista de superstições não pára por aí. Curioso como a maioria das religiões relaciona a mão esquerda, ou o lado esquerdo, com o demônio e o Mal.
Até mesmo na política os canhotos estão "separados"; afinal, existem os políticos "de direita", que são os conservadores, e os "esquerdistas", tradicionalmente a oposição parlamentar, ou os que defendem a reforma socialista.



No Brasil as pessoas que usam a mão esquerda são chamadas de canhotas, palavra que, segundo o Dicionário Aurélio, também quer dizer "inábil, desajeitado e desastrado"; em francês o canhoto é chamado "gauche", que também significa desajeitado; já em italiano, a palavra "maldestro" quer dizer desengonçado e maldito.
Claro que esta tradição cercada de preconceitos e misticismo pouco influi no dia-a-dia de uma pessoa canhota, mas mesmo assim as dificuldades que ela encontra no mundo projetado por destros são várias.
Estas dificuldades começam na infância, quando alguns pais ainda obrigam as crianças a escrever com a mão direita, atitude que pode acarretar em sérios problemas de aprendizagem – de escrita mais lenta até problemas para ler e se expressar.
Nas escolas onde as cadeiras têm braços para apoiar os cadernos, estes estão sempre do lado direito. Também é difícil encontrar no mercado produtos voltados especificamente para canhotos, como tesouras. Usando uma tesoura normal, os canhotos não conseguem enxergar a chamada "linha de corte" (você já tentou cortar as unhas da mão direita usando a esquerda?).
Na vida adulta, podem acontecer até acidentes de trabalho em função da necessidade de adaptação a máquinas e instrumentos originalmente projetados para destros.
Na rotina , as dificuldades são várias, mas uma das principais é aprender a mudar a marcha no carro usando a mão direita ao invés da esquerda.
Telefones públicos sempre têm o depósito de fichas ou o local para inserir o cartão no lado direito. Em bancos e repartições públicas, normalmente as canetas presas por cordões ficam do lado direito, dificultando o ato de assinar para o canhoto. Sem falar que os números e as setas direcionais do teclado do computador estão todas no lado direito. Até maçanetas são projetadas para destros.
Instrumentos musicais de corda, como violões e guitarras, também são projetados para os destros. Os canhotos precisam aprender tudo invertido, mas nesse ponto se destacam – Edgard Scandurra, do Ira!, é um dos melhores guitarristas brasileiros, e é canhoto; assim como o ex-Beatle Paul McCartney.
Enquanto o mundo direito continua se esquecendo dos canhotos, a vida para quem usa a mão esquerda continua ficando mais complicada em seus pequenos detalhes.




16 comentários

  • De fato, o mundo é feito para os destros. Entretanto, é função dos canhotos se adaptar. Por exemplo, meu pai, ele sabe escrever e comer com as duas mãos normalmente por que a mãe dele treinou ele a escrever sempre com a direita, sendo ele canhoto.
    Uma curiosidade, sera que existe gente que consegue escrever com as duas maos ao mesmo tempo coisas diferentes? Tai :)

  • Eu já tentei muito escrever um texto cada mão em uma linha, mais não obtive sucesso. Acredito que seja possível com muito treino e dedicação.

    Um Abraço!

  • e não devemos esquecer que o maior guitarrista de todos os tempos, Jimmy Hendrix, era canhoto.

  • Quando eu era pequena minha irmã me zoava por eu ser canhota.. é engraçado como uma coisa tão boba surpreende as pessoas,as vezes estou na rua e faço alguma coisa tem sempre alguem que diz: noossa você é canhotaa! =O auihaiuha
    pois é, algumas coisas sao dificeis de aprender como abrir latas e algumas coisas do tipo, mas tem lá suas vantagens =) eu sou bailarina e na hora de dançar fazendo movimentos pro lados esquerdo não tenho dificuldade nenhuma =) eu gosto de se canhota =)

  • Sou canhoto na mão e destro com os pés,toco bateria do lado destro.
    Agora o engraçado é que se eu arremeçar algo com a mão esquerda não vai com tanta precisão mas se for com a direita arremeço bem melhor, shaushuashu. Me sinto bem assim, pois consigo fazer muita coisa com as duas mãos. Sem contar que a maioria das garotas que conheço acham charmoso isso! shauhsusu

  • Corrija, não é gosto, é genética. Envolve genes recessivos e dominantes.

  • Realmente trata-se de genética, mas existem traços genéticos que podem ter seu fenótipo alterado, afinal este nada mais é que a interaçao do genótipo e do meio. Nasci canhota, realizo grande parte das coisas que requerem aptidão manual com a esquerda, mas minha professora do primário me repreendia ao me ver escrevendo com a mão esquerda e acabei por aprender a fazê-lo com a direita. Até os 10/11 anos era capaz de escrever tranquilamente com qualquer uma das duas! ahahha Então, além de genética, é uma questão de "gosto" ou no meu caso necessidade. hahahah

  • eu sou ambidestro e observo com frequencia a dificuldade com que as pessoas canhotas tem em lidar com o impeialismo destro... quando o objeto é projetado para destros eu o utilizo com facilidade mas, quando o objeto é simétrico geralmente faço com a esquerda para compensar

  • Eu não sei se posso me considerar canhota ou destra. Escrevo, como, e tenho costume de fazer outros tipos de atividades sempre com a mão esquerda. Porém, se for arremessar alguma bola, chutar ou cortar papel, o faço com a mão direita. Já cortar frutas é com a mão esquerda. Nunca entenderei isso.

  • eu sinceramente sou a favor que outros povos se adaptem a fazer as coisas de costume ou nao com a mao esquerda pois nós nao somos diferentes de ninguem e isso e ate uma questao de preconceito contra nos

  • eu era destra agora sou destra e canhota

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ainda bem que eu sou destro seus bando de canhoto mas eu vou treinar para ver se consigo escrever com as duas mãos

  • Olá Nathyz. Em questão de dançar para o lado esquerdo também não tenho dificuldades, pelo contrário danço melhor pro esquerdo do que pdo direito... E sou destra.

  • Olá Nathyz. Em questão de dançar para o lado esquerdo também não tenho dificuldades, pelo contrário danço melhor pro esquerdo do que pdo direito... E sou destra.

  • Olá Nathyz. Em questão de dançar para o lado esquerdo também não tenho dificuldades, pelo contrário danço melhor pro esquerdo do que pdo direito... E sou destra.

  • Olá Nathyz. Em questão de dançar para o lado esquerdo também não tenho dificuldades, pelo contrário danço melhor pro esquerdo do que pdo direito... E sou destra.

Deixe sua Opinião!

Gostou do que encontrou aqui?

Leia antes de fazer seu comentário:
- Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Não coloque links no comentário para divulgar seu blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e seu link ficará gravado.

Sobre



Postagens





Comentários


Artigos exclusivos por Email

Feed

Coloque seu Email: