cifrão

Porque será que apenas 1% da população mundial ganha quase 96% de toda a renda existente?



A desigualdade das riquezas é um dos problemas que dificilmente terá solução. A primeira questão que se apresenta é esta: "Por que todos os homens não são igualmente ricos?" Não são por uma razão muito simples, por não serem igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir, nem sóbrios e previdentes para conservar. E, alias, ponto matemáticamente demonstrado que a riqueza, repartida com igualdade, a cada um daria uma parcela mínima e insuficiente; que, supondo efetuada essa repartição, o equilíbrio em pouco tempo estaria desfeito, pela diversidade dos caracteres e das aptidões; que, supondo-a possível e durável, tendo cada um somente com que viver, o resultado seria o aniquilamento de todos os grandes trabalhos que concorrem para o progresso e para o bem-estar da Humanidade; que, admitido desse ela a cada um o necessário, já não haveria o aguilhão que impele os homens às grandes descobertas e aos empreendimentos úteis.


Traduzindo...
O problema é muito complexo. Imagine que todas as pessoas começassem a receber um salário idêntico hoje. Em breve a renda de cada uma estaria novamente distinta, porque alguns iriam apenas gastar, enquanto outros iriam investir. Acho que isso exemplifica que o problema principal não é a distribuição, mas a educação financeira de cada um. Quem não souber cuidar de seus recursos voltará rapidamente a ficar pobre, não importa o que se tente fazer por ele em termos de doações.

Conclusão:
Como podemos ver é ridículo que poucas pessoas tem grandes riquezas enquanto muitos morrem de fome. A distribuição de renda igual é um problema sem solução, mais bem que poderiam repartir esse 96% do dinheiro comigo vocês não acham?




6 comentários

  • Gostei do post, mas tenho algo a dizer: Você fez uma indagação "Porque todos os homens não são igualmente ricos?" e eu te respodo com outra pergunta: "Porque todos os homens/mulheres não nascem igualmete fortes, bonitos e inteligentes?" Já parou para pensar que a resposta além de fatores complexos como cultura, sorte, instrução a genética também pode estar envolvida?

  • Cristiano,

    Verdade, esta situação como varias outras são complexas de mais para ser respondida, mais o Mundo é bom com as diferenças que tem, caso contrario seria até uma redundância.

    Um Abraço!

  • Este comentário foi removido pelo autor.
  • Concordo com você quando diz que é impossível se ter um mundo igualitário no sentido de distribuição de dinheiro. Mas é possível se ter um mundo igualitário noque se refere a oportunidades, a educação, a saúde e a direitos básicos, não é possível se ter uma competição onde a maioria comesse sem nada e uns poucos detém os meios de produção (quem tem os meios de produção tem o poder), o que força uma grande oferta de mão de obra, o que reduz o valor do trabalho e aumenta a mais valia. O único modo de se ter meritocracia é com oportunidades iguais.

  • Este comentário foi removido pelo autor.
  • o capitalismo cruel que se instalou no mundo para destruir o homen e suas relações e que e o culpado de tudo...

Deixe sua Opinião!

Gostou do que encontrou aqui?

Leia antes de fazer seu comentário:
- Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Não coloque links no comentário para divulgar seu blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e seu link ficará gravado.

Sobre



Postagens





Comentários


Artigos exclusivos por Email

Feed

Coloque seu Email: