Pinóquio


Mentir faz mal a saúde!


Está comprovado, mentir pode provocar sérios danos à saúde. Algo para o qual nossos pais já nos alertavam quando éramos crianças, tornou-se matéria de estudo cientifico. O mentiroso compulsivo pode provocar sua própria doença.
Porque, então, insistimos em continuar mentindo? Porque falar a verdade, muitas vezes, nos custa tanto?
A explicação da ciência é a seguinte: as mentiras estão associadas à vergonha de admitir fraquezas ou a uma busca por atenção. Em outras palavras, o mentiroso prefere criar histórias sobre si mesmo a ter de encarar a dura realidade de suas limitações. Assim, prefere dizer que festas são chatas a correr o risco de ser excluído. Ou, ainda, inventa que está doente para impedir que outros possam aproveitar esse momento de descontração.
Doentio? Sim. Atualmente o mentiroso compulsivo está sendo considerado um doente mental, passível de tratamento. Inclusive, segundo a psicanalista Nina Furtado, mentiras, mesmo inofensivas, podem ter efeitos colaterais graves em um consultório, pois induzem erros de diagnóstico.

Quantas mentiras você conta por dia?


No entanto, será que existe alguém que nunca tenha mentido alguma vez em sua vida? Duvido. Segundo essa mesma psicanalista, uma pessoa, em média, pode mentir até 200 vezes por dia. Não é incrível?! Faça, só como exercício, uma lista das mentiras que você já aplicou em um único dia da sua vida. Será que elas se aproximarão desse número?



Acredito que seria bom parar para refletir. Pergunte-se: “porque estou mentindo? Minto para mim mesmo, por que tenho medo de reconhecer minhas próprias limitações? Minto para obter algum tipo de vantagem? Minto para me autoafirmar, acreditando que assim os outros vão me ver de forma diferente? Ou, minto para proteger alguém?” Se você conseguir responder a essas perguntas com absoluta honestidade – sem mentir – com certeza estará dando um passo importante em sua vida. Estará descobrindo em qual categoria de mentiroso você se insere. A partir daí, você decide se quer ou não continuar mentindo. Afinal, como disse no inicio desse texto, está comprovado: mentir faz mal a saúde.




12 comentários

  • Dahora, a partir de amanhã vou começar a contar e depois comento aki quantas mentiras eu conto por dia

  • Eu não devo contar nem 10 mentiras por dia!

  • Deve ter acabado de mentir já

  • 200? Fala sério, tem que inventar muuuito!

    Criação e Otimização de Sites - 2si

  • as vezes são mentiras tão pequenas que até ja somos acostumados a falar, que nem percebemos :S

  • O simples fato de dizer "tudo" qndo alguem te pergunta se está tudo bem já é uma mentira

  • Eu só minto pra minha namorada !!!

  • cara... eu tenho um vizinho.. mell dellzz!
    o cara é dj, ele já "ficou" de me convidar para ums 500 festas, a mãe dele é diarista (não tenho nada contra elas, mas não teria condições de comprar a aparelhagem de dj que ele me mostrou na internet.. ele me disse que a aparelhagem estava na casa do pai dele)..'
    ele tocou em cascavel ha algum tempo atrás, ele é faixa preta, ele apanhou esse fds, oksakopsakosakpokoaskpo...

    aquele sim! ele GANHA..
    o nome dele é marcos, mora aqui em foz do iguaçu!

    abraços

  • axo q 200 é exagero.

    a psicóloga msm é compulsiva?

  • Eu só minto pra minha namorada !!!²

  • Deus Abomina a MENTIRA, isso basta pra que eu saiba que não devo mentir!

  • 200, que mentira kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe sua Opinião!

Gostou do que encontrou aqui?

Leia antes de fazer seu comentário:
- Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Não coloque links no comentário para divulgar seu blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e seu link ficará gravado.

Sobre



Postagens





Comentários


Artigos exclusivos por Email

Feed

Coloque seu Email: