Internet

Em uma pesquisa recente divulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil aparece na 65ª posição no ranking mundial de acesso digital. Porém, é o país que registra maior tempo médio mensal de navegação residencial, 23 horas e 56 minutos por internauta. Mas será que todo este tempo que o brasileiro fica navegando é possível filtrar as informações? Saber o que é verdadeiro ou não?

Somos diariamente bombardeados pelas informações, notícias que surgem dos quatro cantos do planeta, parece o “mercado Persa” da comunicação. É preciso ter bom senso para não se deixar levar pelas falsas notícias.

As informações, de certa forma, acabam sendo banalizadas, os meios de comunicação perdem credibilidade e a importância. A velocidade com que todo esse emaranhado de notícias chegam até o público é incontestável. Por isso, cabe aos jornalistas selecionarem o que será transmitido.

Muitos querem apenas estar por dentro do que acontece no mundo, o que deve ser feito com cautela para não cair em lorota. Você não deve ser um receptor, questione, discuta, faça parte do contexto. Não aceite que tudo o que chega até você como única verdade. Veja outros pontos de vista, no final você saberá se aquela notícia é ou não verídica.





Falsas Noticias


Em uma matéria publicada na revista Galileu de outubro de 2009, “Eu sou fake”, mostra claramente como não dá para crer em tudo o que esta na rede. Os perfis Fakes ou falsos estão se tornando comuns nas redes sociais como Orkut e Twitter. Entre as personalidades com Fakes, estão nomes como o de Mion, Bento Ribeiro e o já falecido Mussum.

E o mais engraçado de tudo isso é que muitos seguidores creem piamente que estão falando com o artista, que ele esta fazendo confidências, contando intimidades para o mundo. E tudo não passa de uma mentira.

O poder da Internet e das Redes Sociais


A utilização do Twitter se tornou tão popular entre os internautas que, recentemente a revista Veja publicou uma matéria de capa, com o título “Cala boca Galvão”.

A repercussão desta campanha foi tamanha que ganhou as páginas do jornal internacional The New York Times e, além disso, uma faixa foi colocada no estádio Ellis Park (pelo Panico na TV), na África do Sul, durante a partida de estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2010.

Verdade ou não o que é publicado nas redes sociais acabam se tornando uma mania mundial. Tem que estar atento e saber diferenciar aquilo que é verdadeiro. Usar o bom senso e pesquisar.

Não apenas personalidades sofrem com os Fakes na Internet. No mundo empresarial isso vem se tornando uma prática comum, pois muitos se utilizam deste método para afetar a imagem do seu concorrente.

Acabam sendo criadas falsas notícias que se proliferam na rede e que acabam ganhando grandes proporções. Muitas vezes este Fakes surtem efeitos positivos, que é a divulgação da empresa que está se tentando boicotar. Porém há o lado do marketing negativo, que pode gerar problemas impossíveis de serem solucionados, além da insegurança que se cria em possíveis novos clientes.

Em plena era das comunicações, a Internet esta à disposição de todos, por isso é de responsabilidade de quem utiliza este meio torná-la uma ferramenta de comunicação séria, entenda que estou falado do quesito divulgação de notícias.

A Internet é o meio mais democrático, aceita tudo e a todos. Temos a possibilidade de entretenimento, pesquisa, compras, enfim, uma série de possibilidades que, com certeza só tendem a aumentar. Ela (Internet) esta à disposição de quem quiser acessá-la.




1 Comentário

  • kkkkkkkkkkkkk
    prova disso aew foi meu amigo, leigo de internet, pediu pra mim cria um orkut pra ele acessa na lan-house, criei pra ele a bagaça e ele fico mexendo la, no outro dia ele chego na escola falando q tinha conversado com o Justin Bieber, q o Bieber tinha contado um monte de coisas da privacidade dele
    cara akele dia euri demais dele, até hj quando eu lembro da cara dele me contando eu tenho vontade de rir!!!

Deixe sua Opinião!

Gostou do que encontrou aqui?

Leia antes de fazer seu comentário:
- Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Não coloque links no comentário para divulgar seu blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e seu link ficará gravado.

Sobre



Postagens





Comentários


Artigos exclusivos por Email

Feed

Coloque seu Email: