F-16


Em mais um capítulo da divulgação de documentos secretos, o site WikiLeaks divulgou que autoridades dos Estados Unidos pressionaram o comandante da Força Aérea Brasileira, Juniti Saito, e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a intervirem para que o governo optasse pela compra de 36 caças do modelo americano. O negócio avaliado em R$ 15 bilhões também é disputado pela Suécia e França, a última é preferida do governo brasileiro.



De acordo com os correspondências, a ministra-conselheira da embaixada americana em Brasília, Lisa Kubiske, pediu que Washington intensificasse o lobby junto às autoridades brasileiras em favor dos caças F-18. Além disso, ela solicitou o esforço das autoridades americanas durante as reuniões que teriam dali algumas semanas com senadores do Brasil em visita à capital dos Estados Unidos.

Em outra correspondência, o comandante Juniti Saito teria relatado para o ex-embaixador americano, Clifford Sobel, que preferia o modelo dos Estados Unidos aos caças Rafale, da França. Segundo o WikiLeaks, Lisa Kubiske disse que a embaixada americana iria pedir que Nelson Jobim convencesse o presidente Lula a comprar os caças F-18.

Os telegramas divulgados fazem parte de 215 mil documentos secretos de embaixadas e consulados no mundo todo que o site WikiLeaks vem divulgando desde o começo de dezembro. O Brasil ainda não decidiu qual modelo de caça irá comprar. O assunto deve ficar para o governo da presidente eleita Dilma Rousseff, que volta a tratá-lo nessa semana.




11 comentários

  • Legal a notícia cara. Só uma correção, a melhor proposta até agora segundo o governo brasileiro é a Sueca e não a francesa.

    Os franceses não querem fazer a transferência de tecnologia. Além disso exigem que se der algum defeito com um caça comprado, o Brasil terá que fazer uma contratação de uma empresa de lá.

  • rafale é muito melhor que essa zika do inferno

  • anônimo,
    Ce já trabalhou com frances para saber a m... que é? Nem queira

  • o F-18 Super Hornet é bom, mas o Rafale é bem(melhor), tecnológicamente desenvolvido e melhor em armamento.

  • Que eu saiba, são justamente os franceses que toparam em transferir toda a tecnologia e os estadunidenses que se recusaram, inclusive determinando que os reparos deverão ser feitos somente por empresas de lá.

  • E proibido por lei americana a trasferencia de tecnologia principalmente militar que estiver sendo utilizada no momento por força americanas, F-18 e defasado mecanicamente e tecnologicamente se fosse optar por isso seria melhor o SAAB JAS-39 Gripen NG, mas tem um incoveniente tatico ele e pequeno demais para nosso espaço ficando como alternativa o Dassault-Aviation Rafale B/C.

  • gente burra, nem sabem o que tão falando dos avioes, putz cada retardado que vem postar como sendo sabichoes

  • o F/A-18EF nao é o aviao mais top americano, alias nem é o F-18 mais top, sendo o EF/18Groller o mais moderno, sendo esse de guerra eletronica, os EUA prometem transferencia de tecnologia necessaria, e caso nao seja cumprida uma multa de 5% é ofertado

    o Rafale oferece total transferencai de tecnologia, somente um chip da intel é americano, a manunteção seria todo feita no pais, nao sei onde esse retardado falou que teria que ser feito na França, nem os mirages 2000 é feito la

    o Gripen NG é um DEMO, nescessita de investimento para ser operacional, motor e outros componentes americanos, muita coisa tem quqe ser desenvolvida do zero

    Rafale é muito caro, mas oferece tecnologia irrestrita, F/A-18EF é o preferido da FAB e o Gripem das empresas de SBC

  • Na verdade o Gripen NG não e um demo ja foi ate comprado (republica tcheca) os motores e os equipamentos dessa variantes são para ser "os gosto de freques", e não o f-18 mão e mais avançado nem mesmo o f-18 Growler e sim o F-22 Raptor e sem contar o F-35 Lighting-II.

    quanto a trasferencia de tecnologia so os EUA boicota, mas tanto Dassault-Aviation Rafale e o SAAB JAS-39 Gripen NG tem componentes americanos, no caso do Gripen NG eles podem ser substituidos com facilidades o que não e o caso do Rafale.

    "Anônimo disse:
    gente burra, nem sabem o que tão falando dos avioes, putz cada retardado que vem postar como sendo sabichoes"

    nossa e seu comentario deixa trasparecer seus grande conhecimentos sobre o assunto.

  • O melhor avião de guerra atualmente é o Ching Ling fabricado na China e montado no Paraguai!!!
    Cesar Cornelius direto de Sao Paulo/SP

  • PREFIRO OS CAÇAS RUSSOS MESMO QUE SEJA UM MIG OU SUKKOI E DEPOIS IR ATUALIZANDO ATE CHEGAR NO PAK 50 MAIS MODERNO QUE SO TEM PREVISÃO EM 2020.

Deixe sua Opinião!

Gostou do que encontrou aqui?

Leia antes de fazer seu comentário:
- Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Não coloque links no comentário para divulgar seu blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e seu link ficará gravado.

Sobre



Postagens





Comentários


Artigos exclusivos por Email

Feed

Coloque seu Email: