Wikileaks


"O grande presidente americano Thomas Jefferson observou certa vez que o preço da liberdade é a eterna vigilância. Acreditamos que a mídia jornalística tem um papel fundamental nesta vigilância."

Sobre o Wikileaks


WikiLeaks é uma organização sem fins lucrativos, com o objetivo de trazer novidades e informações importantes para o público.
Uma de suas atividades mais importantes é a publicação de material original juntamente com as histórias da notícias para os leitores e historiadores poder ver a evidência da verdade. Wikileaks é uma empresa jovem que tem crescido muito rapidamente, contando com uma rede de voluntários dedicados ao redor do mundo.

WikiLeaks sofreu e triunfou contra os ataques legais e de políticas destinadas a silenciar a sua organização responsável pela publicação, os seus jornalistas e suas fontes anônimas. Os grandes princípios sobre os quais seu trabalho se baseia na defesa da liberdade de expressão e de publicação na mídia.

Como surgiu o Wikileaks?



Nos anos que antecederam a fundação do WikiLeaks, observaram que a mídia mundial estava cada vez menos independente e muito menos dispostos a fazer as perguntas difíceis ao governo, corporações e outras instituições. Acreditavam que isso precisava mudar.

WikiLeaks apresentou um novo modelo de jornalismo. Porque não são motivados por um lucro, eles trabalham em cooperação com outras editoras e organizações de mídia ao redor do globo, em vez de seguir o modelo tradicional de competir com outras mídias.
Wikileaks foi criado em 2007 pelo australiano Julian Assange.

As pessoas por trás do Wikileaks


WikiLeaks é um grupo independente internacional, com uma dedicação de longa data com a idéia de uma imprensa livre e maior transparência na sociedade, que vem com isso. O grupo inclui os jornalistas credenciados, os programadores de software, engenheiros de rede, matemáticos e outros.
Seu histórico mostra que não medem esforços para trazer a verdade ao mundo sem medo ou favor.

Por que os vazamentos do Wikileaks é importante?


Editoras aumenta a transparência, e essa transparência cria uma sociedade melhor para todos os povos. Melhor controlo leva à corrupção reduzida e democracias mais fortes em todas as instituições da sociedade, incluindo governo, empresas e outras organizações. A mídia jornalística desempenha um papel vital na concretização destes objetivos.
Controlo requer informações. Historicamente, a informação tem sido oneroso em termos de vida humana, os direitos humanos e economia.

Como já dizia o presidente americano Thomas Jefferson, o preço da liberdade é a eterna vigilância. Acreditamos que a mídia jornalística tem um papel fundamental nesta vigilância.




0 comentários

Deixe sua Opinião!

Gostou do que encontrou aqui?

Leia antes de fazer seu comentário:
- Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Não coloque links no comentário para divulgar seu blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e seu link ficará gravado.

Sobre



Postagens





Comentários


Artigos exclusivos por Email

Feed

Coloque seu Email: