Pão Francês


Não querendo estragar a viagem de ninguém, mas quem entrar em uma padaria de Paris e pedir "un pain français, s’il vous plaît" ("um pão francês, por favor") vai encontrar dificuldades. Mesmo após muita gesticulação, deve sair apenas com um pedaço de baguete. Acontece que o pãozinho também conhecido como "pão de sal" e "cacetinho", e que a maior parte do Brasil chama de "francês", não existe na França.



Os encontros e desencontros de tradução começaram no início do século 19. Naquela época, o pão popular da França era curto, cilíndrico, com miolo duro e a casca dourada - um precursor da baguete, que só consolidou a forma comprida no século 20. Enquanto isso, no Brasil, o pão comum era um com miolo e casca escuros, uma versão tropical do pão italiano.

Acontece que, quando a elite do Brasil recém-independente viajava para Paris, voltava descrevendo o pãozinho para seus padeiros, que faziam o possível para reproduzir a receita pela descrição. Dessa gastronomia oral saiu o "pão francês brasileiro", que difere de sua fonte de inspiração europeia, sobretudo por poder levar até açúcar e gordura na massa. Assim como o arroz à grega e o café carioca, a homenagem é alheia ao homenageado.




8 comentários

  • Adorei.
    Eu moro na Alemanha e já achei algo parecido com o pao frances aqui. Claro que nao se chama de pao frannces, e sim de paozinho branco (Weiß Brötchen), só que ele é mais duro e consistente do que o nosso pao frances. Ai que saudade do meu paozinho frances, fofinho e crocante!

  • A verdade é que hoje o pão francês é caro, e vem frio e ressecado.
    Gostava de antes q era 20 centavos cada.

  • E o mais interessante é que o pão francês, no Ceará é chamado de Pão Carioca.

  • E mais, em Paris é mais provavel encontrar pão Francês em padarias portuguesas.

  • Até hj chamo de pão salgado

  • Novo agregador de links venha ser parceiro e fique no topo

    www.artmasa.com

  • O mais tenso dessa história é vc trabalhar em padaria e alguém pedir "pão de sais" kkkkkkkkk

  • Nossa, Willian! Como vc é genial...e lindo! Parabens! =D

Deixe sua Opinião!

Gostou do que encontrou aqui?

Leia antes de fazer seu comentário:
- Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Não coloque links no comentário para divulgar seu blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e seu link ficará gravado.

Sobre



Postagens





Comentários


Artigos exclusivos por Email

Feed

Coloque seu Email: