População Mundial


"A batalha para alimentar toda a humanidade acabou. Nas próximas décadas, centenas de milhões de pessoas vão morrer de fome, apesar de qualquer plano de emergência iniciado agora. A esta altura, nada pode impedir o aumento substancial da mortalidade mundial", alerta Paul Ehrlich em seu mais famoso livro, publicado em... 1968. Pois é: ele estava errado, a bomba populacional não estourou.



Nos anos 70 e 80, a agropecuária aumentou sua produtividade e a taxa de natalidade despencou no mundo inteiro, levando ao quase consenso de que a população mundial vai se estabilizar em torno de 9 bilhões de pessoas ali por 2050, o que hoje esta em torno de 7 bilhões.

No Brasil por exemplo, os pesquisadores estimaram que a população ira parar de crescer em 30 anos. Já em 2050, a taxa de crescimento populacional no País será negativa (-0,291%) e a população será de 215,3 milhões de habitantes. Como podemos ver no gráfico abaixo.

população nacional

Um artigo de Jack Goldstone, publicado em uma edição da revista Foreign Affairs, mostra que o importante não é tanto o tamanho da população, mas onde ela diminui e onde cresce, e aponta 4 tendências. A primeira já está em curso há muito tempo: em 2050, a maioria dos terráqueos vai viver em grandes cidades - e haja esgoto, hospital e ruas para tanta aglomeração. Outras duas dizem respeito aos países mais ricos: além de sua população envelhecer e diminuir, Europa, EUA e Canadá vão representar menos riqueza - apenas 30% do PIB mundial em 2050, menos que antes da Revolução Industrial.

Eu vejo isso como a chance de os países em desenvolvimento como Brasil, China e Índia dominar o mercado e se tornar as grandes potência de amanhã. O que já vem acontecendo com a China.




14 comentários

  • O Brasil já domina também, junto com a China é o país que mais se desenvolve rapidamente no mundo. Em 2050, o país já será desenvolvido, e vai começar a receber MUITOS imigrantes igual aos EUA ou seja, a população vai aumentar muito mais. (:

  • Guerra biológica e redução de 80% da população em apenas dez meses...

  • apocalipse mode on..

  • se voces nao sabem. fiquem sabendo, ja comecou a (des)populacao da terra...tanta publicidade gay, a unesco incentivando o homosexualismo nas escolas( uma poderosa arma contra o aumento da populacao). pensem bem e analise o que quero dizer. esse e apenas um dos metodos usados a outros piores...

  • a populaçao do brasil é uma merda vai crescer cada ves mais buros e idiotas.

  • tanben as vagabundas só queren orabo e fazer filho

  • ok que merda

  • é muita cocaina velho

  • estimase que em 2020 a popuçao brasileira sera de 215 00000 milhoes de habitantes

  • Nós estamos é fudidos!!!!
    Brasil nunca vai deixar de ser um país de tranqueiras, gente burra, mal educada e metida a esperta. Ainda vou ver muita treta nesta terra de merda.
    Cesar Cornelius de Sao Paulo/SP

  • Poxa custava , cada casal raciocinar , planejar o futuro e ter o numero de filhos que não comprometa sua vida financeiramente ,pois seria melhor para todos , desfrutar do mundo que temos , mas do jeito que anda as coisas logo aqui sera que nem a china , india , vamos viver em um pombal , comer o que tiver , pagar absurdo por um estilo de vida escravo, agora tem criança engravidando , garota de 14 anos ja tem 3 a 4 filhos , ainda o governo paga por cabeça ,ta feio o negocio ainda defendem que tem que ter filhos mesmo , mas isto é uma injustiça para com esta geraçao ,muitas pari um filho e joga no mato e passa uma semana ja ta prenha de outro , é o caos mesmo..................

  • INFELIZMENTE a superpopulação trará (já acontece...) resultados catastróficos! Falta de água/emprego será uma delas. Resultado= preços altos e oferta de emprego ridícula, comparável à China. Paga-se POUCO e exige-se muito! Isso já está acontecendo. O comunismo virá para fazer uso da massa populacional à là su mañera...

  • é vei... bem isso. poovao so ker saber de fazer trocentos filhos. bando de burros... crescer ate quando ? 7 bilhoes ja e gente p carai. ja passou da hora de começar a pensar em reverter isso. esse crescimento sem parar é só pra encher o bolso dos empresarios. bando de putos!

  • Simples só dar remédios na comida que faça a mulher parar de ter filhos

Deixe sua Opinião!

Gostou do que encontrou aqui?

Leia antes de fazer seu comentário:
- Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Não coloque links no comentário para divulgar seu blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e seu link ficará gravado.

Sobre



Postagens





Comentários


Artigos exclusivos por Email

Feed

Coloque seu Email: